Eliminando dor nas costas e uma das dores mais comuns em pessoas de todo o mundo é por. Isso que ela pode ser causada por inúmeros problemas de saúde diferentes, lesões e também pelas mudanças no estilo de vida que vem acontecendo nas últimas décadas. A chave para uma coluna saudável e uma postura perfeita.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito por exame físico e de imagem, ao lado de um especialista. Mas existem algumas análises que podem ajudar a identificar se existe um desequilíbrio muscular característico da síndrome do iliopsoas, veja abaixo.
Dor no joelho e lombal:
Dor no joelho ou na região lombar sem causa aparente, pode ser proveniente da síndrome do iliopsoas.
Quando o fêmur está essencialmente bloqueado na cavidade do quadril devido ao músculo psoas encurtado, a rotação na articulação pode não ocorrer. Isso pode causar dor no joelho e lombar.
Cólicas menstruais fortes:
Um desequilíbrio nos músculos iliopsoas pode ser parcialmente responsável pelas cólicas menstruais, pois aumenta a pressão nos órgãos reprodutivos.
Problemas posturais das costas
Quando o psoas é muito curto ou rígido, ele pode puxar a pélvis para uma inclinação anterior, comprimindo a coluna e puxando as costas para a hiperlordose.
Se o psoas estiver sobrecarregado ou fraco, poderá retificar a curvatura natural da coluna lombar, achatando-a.
Esse desalinhamento é caracterizado por isquiotibiais encurtados pressionando os ossos do quadril em que sentamos sobre, o que faz com que o sacro perca sua curva natural e resulta em uma coluna lombar achatada.
Isso pode levar a lesões na região lombar, principalmente nos discos intervertebrais. Também pode haver dor na frente do quadril.
Finalmente, é possível que os músculos do iliopsoas estejam tensos e sobrecarregados. Nesse caso, a pelve é puxada para frente, deslocando a frente o seu centro de gravidade, fazendo com que suas costas se curvem (oscilação) e sua cabeça seja empurrada para frente, num movimento compensatório.
Intestino preso ou preguiçoso
Quando os músculos iliopsoas estão tensos pode ocorrer a constipação. Uma grande rede de nervos lombares e vasos sanguíneos passa através e ao redor dos músculos iliopsoas.
A tensão nos músculos iliopsoas pode impedir o fluxo sanguíneo e os impulsos nervosos para os órgãos pélvicos e pernas.
Além disso, quando o psoas está encurtado, o tronco diminui, reduzindo o espaço para os órgãos internos. Isso afeta a absorção e eliminação de alimentos. Como tal, pode contribuir para a constipação, bem como a disfunção sexual.
Sentir-se exausto
O Psoas cria uma plataforma muscular na qual repousam seus rins e supra-renais. À medida que você respira adequadamente, o diafragma se move e os músculos do iliopsoas massageiam suavemente esses órgãos, estimulando a circulação sanguínea.
Porém, quando os músculos do iliopsoas se desequilibram, o mesmo ocorre com os rins e as glândulas supra-renais, causando exaustão física e emocional.
Discrepância no comprimento da perna
A síndrome do iliopsoas pode fazer com que a pelve gire para a frente. Por sua vez, isso pode causar uma rotação interna da sua perna no lado afetado.
A perna oposta girará externamente, em um esforço para contrabalancear. Isso tornará a perna afetada mais longa, de modo que toda vez que se der um passo, ela levará a perna para dentro do seu quadril. Isso pode levar a discrepância funcional no comprimento da perna.
Como Tratar e eliminar a Dor nas Costas e a Síndrome de Iliopsoas
As dores nas costas de âmbito muscular ou provocadas pela síndrome de iliopsoas são tratadas com repouso (no caso de atletas e praticantes de esportes físicos) e alongamentos. Entretanto existe uma sequência específica de movimentos que executados da maneira e ordem correta podem aumentar o desempenho dos exercícios e acelerar o tratamento.