Cientistas afirmam que em breve a Terra receberá uma segunda “Lua”. Astrônomos descobriram recentemente na órbita da Terra um pequeno asteroide de 10 metros de diâmetro. Há dois dias, esse corpo celeste foi chamado de “minilua” devido à crença de que é um pedaço da Lua original.
Asteroide 2024 PT5 começará a orbitar temporariamente nosso planeta.
Nesta semana, nosso planeta terá uma “segunda lua”: o pequeno asteroide 2024 PT5 orbitará a Terra por algumas semanas, orbitando a Terra como se fosse um satélite.
Este mês, o periódico The Research Notes of the AAS publicou um estudo que revelou esse fenômeno.
O asteroide 2024 PT5, que faz parte do cinturão de asteroides Arjuna, deve se aproximar de nosso planeta devido às perturbações gravitacionais causadas pelo Sol. Estes objetos celestes podem ser capturados pela órbita terrestre quando chegam próximos à Terra a uma velocidade baixa de cerca de 3.500 km/h, aproximadamente 4,5 milhões de km. Isso os torna uma lua temporária.
O 2024 PT5 deve permanecer em nossa órbita por cerca de dois meses antes de retornar ao cinturão de Arjuna, sem conseguir orbitar completamente o planeta. Isso é diferente de nossa própria Lua, que acompanha o planeta há cerca de 4 bilhões de anos.
Esses episódios, também conhecidos como mini-luas, ocorrem com certa frequência e geralmente duram pouco mais do que uma órbita completa, como o asteroide 2024 PT5. Embora também podem ocorrer situações em que as mini-luas permanecem na Terra por mais de um ano.
Serão capazes de ver a “segunda lua”?
O asteroide 2024 PT5 provavelmente não será visível para a maioria dos observadores do céu noturno enquanto estiver em órbita terrestre.
Em uma entrevista ao Space.com, Carlos de la Fuente Marcos, professor da Universidade declaro que.
“O objeto é muito pequeno e escuro para amadores de binóculos e telescópios. Ele afirmou que o objeto está dentro da faixa de brilho de telescópios comuns usados por astrônomos profissionais.
De acordo com cientistas, em breve a Terra receberá uma segunda “Lua”. Astrônomos descobriram recentemente um pequeno asteroide com apenas 10 metros de diâmetro na órbita da Terra. Há dois dias, esse corpo celeste foi chamado de “minilua” porque se acredita que seja um fragmento da Lua original.
Também pode Gostar:
Como criar loja na Amazon para uma loja na Amazon em 2024, é necessário cumprir…
Glow News: Foi uma briga entre Caçulinha e Faustão? Antes de falecer, o músico deu…
Uma planta com potencial para sobreviver em marte Cientistas chineses descobriram que a planta Syntrichia…
Moda e Redes Sociais: O Papel do Instagram, TikTok e Outros na Formação de Tendências…
Você sabia que as pessoas assistem 5 bilhões de vídeos na renda do canal do…
Eliminando dor nas costas e uma das dores mais comuns em pessoas de todo o…